Tempo firme favorece semeadura do trigo na região Sul
Umidade do ar entra em estado de emergência no Sudeste e Centro-Oeste
A quinta-feira (14) já começou gelada e sem chuva no Centro-Sul do Brasil — condição que deve se estender pelos próximos dias no Centro-Oeste e do Sudeste. Esse cenário acende um alerta já que são dias consecutivos sem chuva no Mato Grosso, Goiás, interior paulista e Minas Gerais. Nessas regiões, a umidade já entrou em estado de emergência, com valores abaixo de 12%.
No Sul do país, essa janela de tempo seco favorece a semeadura da safra de inverno, como o trigo.
Já para o pecuarista do Centro-Oeste, Minas Gerais e fronteira agrícola do Matopiba, neste período seco é indispensável a suplementação alimentar para evitar prejuízos no rebanho.
Quanto à chuva, ela segue concentrada na faixa Norte, por conta da infiltração marítima e da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Há previsão de pancadas desde a costa baiana, alcançando também boa parte do Maranhão. No Norte, chuva expressiva e risco de temporais entre Amazonas, Roraima, norte do Pará e Amapá. Destaque para a chuva que começa a chegar ao Tocantins.
As temperaturas já iniciam uma elevação gradual. As manhãs seguem geladas entre Paraná, Sudeste e Centro-Oeste, mas as tardes já devem ser quentes, com máximas próximas dos 30 °C.
Fonte: Climatempo