Tempo instável em boa parte do país nesta terça-feira
Chuva forte e ventos intensos de até 50 km/h estão previstos em Santa Catarina e Paraná
Na região sul, a chuva forte deve predominar entre Paraná e Santa Catarina, acompanhada de raios e ventos intensos de até 50 km/h. Os acumulados podem causar alagamentos e enxurradas, especialmente em áreas urbanas. No Rio Grande do Sul, o tempo melhora no começo da tarde, favorecendo o avanço das atividades em campo .
No Sudeste, a frente fria muda o tempo em São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais. Na capital paulista, tem previsão de chuva forte no oeste, enquanto o centro-norte tem pancadas isoladas e temperaturas em queda, condição que ajuda a recuperar a umidade do solo. Já no Rio de Janeiro e em Minas Gerais, a chuva é mais fraca e irregular.
Enquanto no Centro-Oeste, pancadas de chuva entre Mato Grosso do Sul e sul de Goiás, com chance de raios e rajadas de vento, boas notícias para o produtor rural, já que o solo começa a se reidratar neste momento, depois de longos dias de seca e calor extremo.
No Nordeste, os ventos do oceano mantêm a chuva entre Bahia e Sergipe, mas o interior permanece sob forte calor e baixa umidade, elevando o risco para incêndios florestais e estresse nas pastagens. Já na região Norte, o calor e a umidade provocam temporais em Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima, com raios e ventos fortes, enquanto o Tocantins segue seco, quente e com baixa umidade relativa do ar.



