Tempo seco e calor desafiam agricultores nesta quinta-feira
Risco de incêndio continua elevado entre Sudeste, Centro-Oeste e Matopiba
Ao longo desta quinta-feira (11), uma massa de ar seco mantém o céu aberto e as temperaturas mais baixas no Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina, o sol predomina entre poucas nuvens. Já no Paraná, o tempo segue firme, com máximas que podem ultrapassar os 30°C no norte do estado. A umidade relativa do ar deve cair bastante à tarde, chegando a níveis críticos.
No Sudeste, o sol também predomina. O calor ganha força principalmente no interior de São Paulo e de Minas Gerais, onde as máximas podem passar dos 35°C. A umidade relativa do ar fica muito baixa, em algumas áreas inferior a 12%.
No Centro-Oeste, o tempo segue aberto e bastante quente. Apenas o extremo norte de Mato Grosso pode ter pancadas isoladas de chuva. Já no Mato Grosso do Sul, instabilidades vindas do Paraguai podem provocar chuva forte, com raios e trovoadas. No Distrito Federal e em Goiás, a umidade também fica muito baixa, com índices abaixo de 12%.
No Nordeste, a umidade vinda do oceano provoca chuva fraca entre o leste da Bahia e o Rio Grande do Norte. Nas demais áreas, incluindo a região do Matopiba, o tempo segue quente e seco, com baixa umidade e risco elevado de incêndios.
No Norte do país, as instabilidades continuam ativas entre Amazonas, Rondônia e Roraima, com risco de temporais. No Acre, pode chover de forma isolada. Já Pará, Amapá e Tocantins seguem com sol e calor intenso.
Fonte: Climatempo



