Tempo seco prejudica qualidade de citros e gera preocupação para a próxima safra
Valores são sustentados pelas maiores médias de comercialização das frutas com melhor padrão
Mercado
De acordo com informações do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), muitas laranjas maduras da safra atual 2019/20 apresentam estarem murchas, miúdas e começando a se cristalizar. Isso se deve ao clima quente e seco, o que prejudicou a qualidade do produto. Assim, os preços permanecem estáveis pelas maiores médias de comercialização das frutas com melhor padrão.
De segunda a quinta-feira desta semana, a pera teve média de R$ 22,34/cx de 40,8 kg, na árvore, crescimento de 3% frente à passada. De acordo com colaboradores do Cepea, as condições climáticas atuais também têm preocupado citricultores do estado de São Paulo em relação à próxima safra. O temor é atribuído as plantas que estão em fase de fixação dos frutos, o pegamento, que serão colhidos em 2020/21, período crítico e influenciado pela disponibilidade de água no solo, temperatura e umidade do ar.
As condições atuais apresentam resultado de queda dos chumbinhos em parte das propriedades sem sistema de irrigação. As chuvas que ocorreram em alguns locais foram pontuais e insuficientes para repor a umidade do solo necessária para o pegamento.
Com informações do Cepea
*Texto supervisionado por Douglas Ferreira