Temporais podem levar estragos ao Sul do país nesta sexta-feira

Vento podem passar de 50 km/h

03/10/2025 às 00:03 atualizado por Débora Oliveira - SBA
Siga-nos no Google News

Nesta sexta-feira (3), o destaque é a forte instabilidade no Sul do Brasil, causada por um cavado meteorológico e pelo fluxo de umidade da região Norte. A chuva atinge os três estados desde a madrugada, com intensidade moderada a forte. Há risco de temporais no interior gaúcho, em boa parte de Santa Catarina e no sul e sudoeste do Paraná, acompanhados por rajadas de vento e descargas elétricas.

No litoral gaúcho, o vento pode passar de 50 km/h. Já o leste e litoral de Santa Catarina terão chuva persistente e volumosa ao longo do dia. No Paraná, especialmente no norte, podem ocorrer aguaceiros intensos à tarde.

No Sudeste, o sol predomina, mas o litoral paulista, sul de Minas e Espírito Santo terão pancadas isoladas. Em São Paulo e Minas, o destaque é o calor extremo, com temperaturas próximas ou acima de 40 °C e umidade abaixo de 20%.

No Centro-Oeste, a chuva é isolada e fraca em partes de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, mas pode ser forte no oeste e sul sul-mato-grossense. No restante da região, o tempo é seco e muito quente, com umidade chegando a menos de 12%.

No Nordeste, os ventos do oceano mantêm instabilidades no litoral, principalmente na Bahia, com volumes expressivos. No interior, predomina o tempo seco e quente.

Na região Norte, a instabilidade se concentra no Amazonas, Acre, Rondônia, sul do Amapá e norte do Pará, incluindo Belém, com risco de chuva intensa e aguaceiros ao longo do dia.

Fonte: Climatempo