Tocantins pede ao Mapa manutenção de cultivo excepcional de soja em planícies tropicais
Pedido foi encaminhado nesta semana ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)
Agricultura
A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec/ TO), protocolou nesta semana, na Superintendência Federal de Agricultura do estado, um processo em que solicita a manutenção da autorização de cultivos excepcionais de soja realizados nas planícies tropicais sob o sistema de subirrigação.
A finalidade do pedido é atender pesquisa, ensino e produção de sementes de soja conforme categorias e padrões autorizados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), inclusive para reserva de parte da produção de sementes para uso próprio.
Foi anexado ao processo uma manifestação técnica que embasa o pedido a partir de informações técnicas e que demonstram o controle da ferrugem asiática na produção de soja nas planícies tropicais no período de excepcionalidade.
Segundo o gerente de sanidade vegetal da Adapec, Marley Camilo, a solicitação atende a uma medida estabelecida este ano pelo Mapa, a qual estabelece que, a partir de 2022, os estados que cultivam soja no período de excepcionalidade à janela de semeadura deverão oficializar este pedido anualmente ao Ministério da Agricultura.
Informações por Adapec/ TO
Foto de capa: Wenderson AraujoTrilux/ Sistema CNA/ Senar