Umidade do ar deve ficar abaixo de 30% devido ao calor extremo e falta de chuva neste sábado
Centro-Oeste, Sudeste e Norte do país são as regiões mais afetadas
Neste sábado (16) o tempo firme deve predominar em grande parte da região sul do país com destaque para as pancadas de chuva que se concentram principalmente sobre o litoral do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Para o interior dos três estados, o sol segue predominando com tempo firme e não tem previsão de chuva. Para o Centro-Oeste, a situação deve ser bem parecida.Tempo firme ao longo do dia, com precipitação de chuva apenas no extremo norte do Mato Grosso, estimuladas pela circulação da faixa norte brasileira, mas que devem cair de forma mais isolada pela região.
De maneira geral, boa parte do sudeste como interior paulista, interior mineiro, Rio de Janeiro e também o Espírito Santo, vão se manter nessa condição de tempo seco, por isso eu reforço principalmente a suplementação dos gados nessas áreas, já que a umidade relativa do ar, deve ficar abaixo dos 30% nos horários mais quentes do dia. Tem possibilidade de pancadas de chuva na região litorânea da região sudeste estimulada pela circulação do mar para o continente, mas ainda sim, são pancadas que devem cair de forma bem isoladas.
No nordeste, já que a frente fria que se deslocou rapidamente ao longo dos últimos dias favoreceu o aumento das instabilidades, principalmente na faixa leste da região Nordeste, com destaque para o litoral baiano, que tem esse acumulado de chuva um pouco mais significativo. Enquanto no norte do país o destaque fica para região do oeste de Amazonas e faixa mais sul de Roraima, onde as instabilidades ganham um pouco mais de intensidade com alerta para temporais.