Umidade do solo impede avanço do plantio da soja no RS
Elevada umidade no solo tem impedido o andamento da semeadura no estado
Agricultura
Elevada umidade no solo do Rio Grande do Sul não permitiu grandes avanços na semeadura da soja durante esta semana. Nas regiões administrativas da Emater/RS-Ascar de Ijuí, Santa Rosa, Porto Alegre, Santa Maria, Soledade, Bagé, Frederico Westphalen e Pelotas, produtores iniciam a semeadura da oleaginosa.
De acordo com boletim da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), os produtores seguem com dessecações e preparo de novas áreas e se organizam com o escalonamento do plantio, a fim de minimizar os impactos de períodos de estiagem previstos nos modelos climatológicos.
Em algumas localidades, sojicultores estão lavrando e gradeando as áreas devido à alta infestação de ervas de difícil controle com herbicidas, aproveitando a atividade para aplicar e incorporar calcário.
Milho
O tempo instável no estado restringiu os avanços no plantio do milho, que alcançou 70% da área total cultivada, estando em germinação e desenvolvimento vegetativo.
O custo de produção se elevou significativamente, em especial devido à alta no preço dos fertilizantes.
Os valores pagos pelo tratamento extra ou complementar nas sementes de milho para o controle da cigarrinha também contribuem para o maior custo de produção.
Informações por Seapdr
Foto de capa: Tony Oliveira/ Sistema CNA Senar