Valores do algodão são impulsionados por exportação elevada
Retração de vendedores também elevaram valores do produto
Diária de Mercado
Informações do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), afirmam que os valores internos do algodão em pluma registraram altas nos últimos dias. As principais causas para o crescimento foram o ritmo elevado das exportações brasileiras neste mês e a retração de vendedores, atentos às valorizações dos contratos na Bolsa de Nova York e ao elevado patamar do dólar.
Os embarques somam 58,5 mil toneladas na parcial deste mês. Conforme a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o volume exportado ultrapassa em 41% a quantidade total do mês de agosto/2019. No spot nacional, a comercialização de algodão em pluma está enfraquecida, porque compradores estão abastecidos com o produto contratado. A discordância entre a qualidade dos lotes disponibilizados e o preço, também limita os fechamentos.
O Indicador do algodão em pluma CEPEA/ESALQ, quanto aos preços domésticos, entre 10 e 17 de setembro, avançou 1% e fechou a R$2,4675/lp com pagamento de oito dias, nessa terça-feira (17). Entretanto, na parcial do mês o Indicador teve ligeira queda de 0,09% na parcial do mês.
Fonte: Cepea
*Texto publicado com supervisão de Douglas Ferreira