Zebu leiteiro: saiba como aumentar produtividade do rebanho
Acompanhamento e seleção de animais podem melhorar produção
Em 11 anos a produtividade leiteira no Brasil cresceu cerca de 11%, segundo dados divulgados pelo instituto brasileiro de geografia e estatística (IBGE). O gado zebu leiteiro é um dos que contribuem para esse aumento. São quatro raças com aptidão, gir, gir leiteiro, indubrasil e sindi.
Mariana Alencar, Gerente do Programa de Melhoramento Genético do Zebuino (PMGZ) de leite revela que alguns cuidados são essenciais para garantir a boa produtividade do animal, entre eles manejar em três pilares, nutrição, sanidade e genética.
“O bom acompanhamento do parto, colostragem, pensando sempre que a bezerra vai ser sua futura vaca de leite, depois do desmame, até a fase reprodutiva, todo manejo sanitário, as vacinas, a reprodução, porque esse animal tem que crescer e produzir leite, basicamente esses principios alinhados também a boas técnincas de nutrição, vai favorecer o aumento da lucratividade” afirma.
O acompanhamento e a seleção dos animais que compõe o rebanho também são fatores que contribuem para o desenvolvimento de produção leiteira “A gente hoje tem um ganho a nível de centavos, então se você multiplicar isso por dia, mês, ou ano, isso vai impactar muito na pecuária leiteira, então basicamente o pecuarista tendo a noção desses pilares e uma boa escrituração zootécnica, um bom trabalho em números, informações e colocar na prática” conclui.