Associação de produtores dos EUA defende mistura permanente da E15 à gasolina
São Paulo, 12 - A American Farm Bureau Federation (AFBF), entidade que representa os produtores rurais nos Estados Unidos, defendeu nesta quarta-feira, 12, em relatório, a autorização permanente da mistura E15 à gasolina (com 15% de etanol) durante todo o ano nos Estados Unidos. No país, o etanol é feito a partir do milho. A organização de agricultores aponta ainda que a política pode auxiliar o setor diante dos custos de produção e da concorrência no mercado.
A AFBF argumenta que a falta de uma regra definitiva por parte da Agência de Proteção Ambiental dos EUA gera incerteza e limita investimentos dos varejistas na infraestrutura de abastecimento. Regulações federais atuais vêm restringindo a venda de E15 nos meses de verão.
A defesa da medida ocorre em um cenário de projeção de queda na demanda por gasolina, relacionada ao aumento de veículos elétricos e à maior eficiência de combustível. O etanol consome atualmente cerca de 33% da produção de milho dos EUA, e a AFBF vê a expansão da mistura como essencial para sustentar a demanda pelo grão.
Estimativas da Associação Nacional dos Produtores de Milho (NCGA) indicam que a adoção do E15 em nível nacional poderia elevar a demanda por milho em 2,4 bilhões de bushels por ano (60 milhões de toneladas). Sem essa mudança, a NCGA projeta uma queda no uso doméstico de etanol na próxima década.
A AFBF afirma ainda que o E15 tem um custo por galão inferior ao da gasolina comum, gerando economia para consumidores. A entidade também compara o padrão E10 dos EUA com mandatos de mistura superiores em outros países, como o Brasil (E27-E30) e a meta da Índia (E20).
*Conteúdo gerado com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado



