Emater-RS: colheita de trigo tem ritmo lento; chuva interrompe plantio de milho
Quanto aos preparativos para o plantio do milho de verão da safra 2025/26, a Emater diz que, por causa das chuvas nesta semana, a semeadura foi interrompida
A colheita de trigo no Rio Grande do Sul avança muito lentamente, segundo a Emater/RS, em nota. Os trabalhos foram iniciados em áreas implantadas antes do período recomendado pelo Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) e que sofreram danos por geadas em julho. Em termos fenológicos, o levantamento aponta que a fase vegetativa ainda é predominante, abrangendo 52% das áreas - 28% da área restante está em floração, 17% em enchimento de grãos e 2% em maturação.
Quanto aos preparativos para o plantio do milho de verão da safra 2025/26, a Emater diz que, por causa das chuvas nesta semana, a semeadura foi interrompida. Em áreas da Metade Sul do Estado, onde os volumes pluviométricos superaram os 200 mm, houve encharcamento de lavouras. Por outro lado, a Emater destaca que chuvas foram benéficas para garantir a adequada disponibilidade hídrica nos solos, favorecendo a germinação e a emergência dos cultivos. Ainda de acordo com o relatório da empresa, a semeadura do milho deve se acelerar nos próximos dias em decorrência do calendário de plantio, que está dentro da janela considerada de menor risco.
Últimas Notícias
São Martinho tem lucro líquido de R$ 176,41 milhões no 2tri25/26, queda de 5,9% ante 2tri24/25



