Lagarde diz que decisão do BCE foi unânime e que política monetária segue eficaz

30/10/2025 às 11:58 atualizado por Pedro Lima - Estadão
Siga-nos no Google News

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, afirmou nesta quinta-feira, 30, que a decisão de manter as taxas de juros inalteradas foi unânime. "Tudo o que vemos na transmissão monetária sugere que ela é eficaz e está ocorrendo no tempo esperado", disse Lagarde, destacando que o BCE continua observando os efeitos dos aumentos anteriores de juros sobre a economia da zona do euro.

Durante coletiva de imprensa, ela acrescentou que um dos riscos que "ainda não se materializou" vem de "gargalos e interrupções nas cadeias de suprimentos", que poderiam pressionar a inflação caso voltassem a ocorrer.

A reunião desta quinta-feira foi realizada excepcionalmente em Florença, na Itália. O presidente do Banco da Itália e membro do BCE, Fabio Panetta, afirmou que "as condições subjacentes da economia italiana melhoraram", após a divulgação do PIB estável no terceiro trimestre em relação ao período anterior.

Panetta também comentou sobre o avanço do euro digital, ressaltando que "o custo de adoção não é muito alto" e que a iniciativa deve fortalecer a integração financeira no bloco.

Incertezas

Christine Lagarde afirmou também nesta quinta-feira que recentes avanços diplomáticos e comerciais contribuíram para aliviar parte dos riscos ao crescimento da economia da zona do euro. "O acordo EUA-UE, o cessar-fogo no Oriente Médio e o progresso nas negociações entre EUA e China mitigaram parte dos riscos de crescimento econômico", disse.

Apesar do alívio, Lagarde ponderou que "alguns dos riscos negativos para o crescimento diminuíram, mas não tenho a mesma conclusão para a inflação". Segundo ela, "ainda estamos em um período de grande incerteza, e muitos riscos resultam de políticas e da implementação de políticas", sem dar mais detalhes.

Durante coletiva de imprensa, a dirigente afirmou que o BCE está "em uma boa posição do ponto de vista de política monetária", mas ressaltou que esse bom lugar "não é fixo" e que a instituição "fará o que for necessário para permanecer em uma boa posição, com base nos dados".

Lagarde também abordou o papel da tecnologia na economia, destacando que as empresas estão avançando com investimento em inteligência artificial (IA), embora o impacto dessa transformação no mercado de trabalho "ainda deva levar um tempo" para se materializar.