Preocupação deve ser com o bezerro na desmama convencional

A desmama convencional, deve ser realizada quando o bezerro tem de seis a oito meses

Manejo adequado
19/05/2020 às 12:24 atualizado por Kaile Rodrigues - SBA
Siga-nos no Google News

A desmama é um momento importante no manejo animal, em que se deixa de ter o par vaca e bezerro juntos, para se ter dois indivíduos  com categorias diferentes. O momento de separação da vaca gera inicialmente estresse para o bezerro. Os bovinos tem um comportamento social  forte, vivem em rebanho, quando é alterado os indivíduos do grupo, o procedimento é notado pelos animais. 

Para evitar estresse  é necessário tomar certas precauções. Como orienta a pesquisadora Alessandra Nicácio, da Embrapa Gado de Corte, unidade sediada em Campo Grande (MS),  que menciona algumas estratégias, para que a separação da mãe seja tranquila, para o bezerro, que é o indivíduo que mais gente a separação, a vaca não sente tanto com o distanciamento.  


A desmama convencional, deve ser realizada quando o bezerro tem de seis a oito meses. Nesta idade o animal apesar de ainda mamar, porque está com a mãe, não tem necessidade nutricional do leite  para viver,  uma boa pastagem, suplementação, manejo adequado são suficientes.

Seguindo as orientações a desmama convencional só traz benefícios para o bezerro e para a vaca, que precisa de aporte nutricional para a próxima gestação.