Rio Grande do Sul segue em alerta com temperaturas se aproximando de 37º graus ao longo do dia
Calor intenso pode gerar estresse térmico nos bovinos e pecuaristas devem se atentar
Nesta quinta-feira (5) o tempo deve seguir bem instável em grande parte do país. Essa condição se caracteriza devido a presença de uma área de baixa pressão na costa da região Sudeste, mantendo o alerta para chuva forte e volumosa em alguns pontos do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Enquanto isso, no estado de São Paulo, o céu permanece ainda bastante encoberto por nuvens carregadas, porém, as pancadas de chuva devem ganhar força no período da tarde.
No Centro-Oeste, a chuva segue mais esporádica e irregular, principalmente no Mato Grosso do Sul, porém o tempo permanece fechado com bastante nuvens carregadas. Já Mato Grosso e Goiás seguem com alerta para temporais, ganhando destaque a metade sul e leste do estado goiano. Enquanto a região Sul, a chuva será irregular no Paraná e também no leste de Santa Catarina.
Já o Rio Grande do Sul segue em alerta para o calor intenso que ganha força ao longo dos dias, principalmente em áreas do interior. Situação que pede atenção especial dos pecuaristas já que o sol quente e as altas temperaturas pode trazer um impacto duplo para os rebanhos: o estresse térmico e hídrico.
Em contrapartida, a chuva segue em pontos do Nordeste, como Ceará, oeste de Pernambuco, Paraíba e em boa parte do Rio Grande do Norte. Boa parte dessa chuva, está associada a um sistema que atua em altos níveis da atmosfera e que acaba favorecendo esse aumento das instabilidades, que também se espalham pelo estado da Bahia, Maranhão e Piauí. Já na região Norte, os temporais seguem no Amazonas, Tocantins e Amapá.
Informações: Climatempo



